Secretária de Meio Ambiente acompanha trabalho de análise do solo tieteense



A Secretária de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, Paula Ballardini Souza Campos acompanhou, nesta quarta-feira, 11, o trabalho de perfuração para análise do solo que está sendo realizado em alguns pontos do município.

Os locais que passam por esse processo era antigos transbordos e lixões irregulares, pois Tietê tem sua área total classificada como APA (Área de Proteção Ambiental), ou seja, o município tem garantida a conservação de flora e fauna.

Com esse trabalho de análise do solo da empresa CMA Engenharia Ambiental será possível saber o grau de contaminação, estabelecer qual é a melhor maneira de aproveitamento do terreno, delimitando o seu uso de acordo com a contaminação encontrada e formular, se necessário, um plano de recuperação do solo.

O potencial poluidor do aterro (controlado), assim como do lixão, é elevado, pois, estes cenários podem promover a contaminação do solo e da água, devido à ausência de impermeabilização do solo, sistema de drenagem e tratamento do chorume, configurando-se num grave problema socioambiental e de saúde pública.