Secretário da Semades prestigia lançamento do Programa Federal Agro + em São Paulo



O Secretário de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, Carlos Eduardo Assumpção esteve presente no auditório do WTC em São Paulo para o anúncio das ações da etapa paulista do Plano Agro +, pelo presidente da República, Michel Temer, acompanhado do Ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, na segunda-feira, 20 de fevereiro.

O governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, acompanhado do secretário de Agricultura e Abastecimento, Arnaldo Jardim, também apresentou uma série de medidas de modernização e desburocratização dos procedimentos para a execução das atividades agropecuárias pelos produtores rurais, reunidas no Programa de Modernização e Desburocratização da Agricultura.

O Secretário Carlos Eduardo Assumpção comentou que “este é um programa que vai ajudar a agricultura familiar e os pequenos agricultores que são uma grande fatia da economia rural da nossa cidade”.

O presidente Michel Temer disse em discurso que “A força motriz da economia é o agronegócio. Ele gera empregos, incorpora tecnologia, aumenta a exportação, estimula o crescimento e contribui para a segurança alimentar do Brasil e do mundo. A desburocratização do setor é comemorada para que possamos implementar maior desenvolvimento ao País”. 

Entre as ações propostas no plano federal estão a abertura de consultas públicas ao setor produtivo para editar regras e padrões mais representativos, modernização da norma que estabelecem o Certificado Fitossanitário de Origem (CFO), regulamentação de fiscalização de produtos veterinários e revisão dos procedimentos técnicos e administrativos em portos, aeroportos e postos de fronteira, para agilizar a exportação de produtos agropecuários.