São Paulo lança Criança Feliz



A Vice-prefeita de Tietê, Ana Maria Madureira e a secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Sandra Takakura, estiveram no Palácio dos Bandeirantes, para o lançamento do projeto Criança Feliz, na sexta-feira, 10 de março. O evento contou com a presença do Ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra e do Ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário, com a participação dos ministérios da Saúde, Cultura, Educação e Justiça e Cidadania, o programa terá como ponto central a visitação domiciliar. Técnicos capacitados irão até as casas das famílias para mostrar aos pais a maneira correta de estimular o desenvolvimento dos filhos, principalmente nos primeiros mil dias de vida da criança.

No Estado, o programa deverá atender 227 municípios e cerca de 69 mil famílias, entre gestantes e crianças de até os 6 anos de idade, através de visitadores que acompanharão as famílias em situação de vulnerabilidade. Em Tietê, a seleção desse pessoal já está sendo realizada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

“O Criança Feliz proporcionará a todas as crianças, começando pelas mais pobres, a oportunidade de ter os estímulos adequados, no momento em que elas estão se desenvolvendo para que tenham igualdade de oportunidades”, destacou Terra ao explicar as ações que serão desenvolvidas e explanar as bases cientificas que levaram à criação do projeto.

“O Ministério da Saúde tem grande responsabilidade no programa Criança Feliz, que é um avanço fundamental para darmos atenção maior às famílias. Vamos fazer para que cada vez o programa tenha os recursos e a estrutura necessários para o seu desenvolvimento”, destacou o ministro da Saúde, Ricardo Barros.

Para Alckmin, é a criança que necessita de mais amparo, apoio e atenção. “É um belíssimo programa, que tem o entusiasmo de São Paulo como parceiro” e finalizou a solenidade citando Al-Asbahani “uma mãe a quem perguntaram a qual dos filhos amava mais, respondeu: Ao pequenino, até que cresça; ao enfermo até que se cure; ao ausente, até que volte”. Concluindo, “Vamos cuidar dos nossos pequeninos”.

Gestantes, crianças de até três anos e suas famílias beneficiárias do Programa Bolsa Família; crianças de até seis anos beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada e suas famílias; e crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar em razão da aplicação de medida de proteção serão atendidas pelo projeto que tem como madrinha a Primeira Dama, Marcela Temer.