Campanha Saúde da Mulher atendeu mais de 140 mulheres tieteenses



Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a secretaria de Saúde do município de Tietê realizou a Campanha Saúde da Mulher com atendimentos em horários diferenciados nos postos de saúde da rede municipal, para a comodidade e aumento de abrangência das pacientes atendidas.

No sábado, 04 de março, os atendimentos foram realizados das 08 horas às 12 horas e nos dias 06 e 07 de março das 16 horas às 19 horas. Foram realizadas coleta de papanicolau, exames de mama e orientações sobre a saúde feminina, em um total de 142 mulheres atendidas.

A iniciativa, feita sem custos para a prefeitura, foi realizada com a colaboração e o apoio dos servidores municipais da Secretaria da Saúde.

No Centro de Saúde Central (Postão) as mulheres também contaram com o apoio de uma consultora da beleza Natura e nos Postos do Povo Feliz, Cohab e São Pedro consultoras da Mary Kay também colaboraram fazendo consultoria de beleza nas pacientes.

A prevenção de doenças através de exames periódicos é uma forma de manter a saúde e a qualidade de vida, identificando o desenvolvimento de diversas patologias de forma precoce. Com a promoção de exames preventivos para mulheres é possível aumentar as chances de sucesso dos tratamentos e diminuir a necessidade de procedimentos mais invasivos e de maior custo.

O Papanicolau é indicado para a prevenção de câncer de colo de útero, é um exame capaz de detectar lesões que podem levar ao desenvolvimento de um tumor. Ele é extremamente importante para reduzir a mortalidade, identificando o câncer de forma precoce antes que a mulher comece a apresentar sintomas.

O Rastreamento do câncer de mama é uma recomendação do Ministério da Saúde, o diagnóstico precoce pode aumentar as chances de cura em até 95% e pode ser realizado através do autoexame, exame clínico e mamografia.

A Secretaria de Saúde aposta em ações preventivas para garantir a saúde da população tieteense.