1ª Conferência Municipal Livre da Saúde da Mulher define projetos



A 1ª Conferência Municipal Livre de Saúde da Mulher recebeu autoridades, servidores da saúde e população para discussão e criação de projetos que garantam o direito e saúde da mulher. O evento aconteceu no Salão Nobre do Paço Municipal, na segunda-feira, 20.

O Secretário de Saúde e Medicina Preventiva, Dr. Sérgio Toledo falou que as discussões municipais serão levadas para a esfera federal e falou da força da mulher na sociedade de forma geral.

Após a abertura foram apresentados os quatro eixos, sendo o primeiro apresentado pela servidora municipal Telma Luciana de Andrade Bueno que apresentou o papel do estado na vida e na saúde da mulher.

O segundo eixo tratou do mundo do trabalho na saúde da mulher e foi explanado pela apoiadora da Vigilância Sanitária e Epidemiológica, Mônica Nascimento. Que demonstrou como o excesso de jornada de trabalho pode acarretar inúmeros problemas à mulher e demonstrou números que demonstram que a mulher se acidenta menos que o homem no ambiente de trabalho, porém adoece mais, exatamente por acumular trabalho com serviços domésticos.

A enfermeira Ana Claudia Leite Monéia apresentou o terceiro eixo sob o tema da vulnerabilidade e equidade na vida e na saúde das mulheres. E observou como o conhecimento é uma ferramenta essencial para o empoderamento feminino.

O quarto e último eixo, foi apresentado por Raquel de Almeida Coan, apoiadora da secretaria da saúde e medicina preventiva de Tietê e presidente do Conselho Municipal de Saúde de Tietê que falou sobre as políticas públicas para as mulheres e a participação social. Raquel falou sobre o fortalecimento da participação feminina a fim de garantir o funcionamento das políticas públicas.

Ao final da apresentação dos eixos, foram realizadas rodas de conversa com os presentes, onde foram elaborados projetos que serão enviados à Plenária CIR Sorocaba que será realizada em 30 de março e definidos os representantes por meio de voto aberto.