Escolas do ensino fundamental realizam coleta de óleo de cozinha



As escolas municipais do ensino Fundamental I e II desenvolvem a coleta de óleo de cozinha, que propõe discussões que valorizem a importância da educação ambiental como ferramenta para mudança socioambiental como forma de expansão cultural.

O projeto é permanente e buscar orientar os alunos a contribuir efetivamente para a conservação do meio ambiente, favorecendo a construção da conscientização pessoal com novas perspectivas e projetos de vida.

Algumas escolas promovem gincanas e brindes ou prêmios para as turmas que conseguirem maior coleta do material, que é vendido e o valor revertido para as Associações de Pais e Mestres (APMs) das escolas que deliberam onde os recursos serão aplicados, sempre envolvendo a melhoria e benfeitorias para a unidade escolar.

O projeto de coleta de óleo é desenvolvimento pela Secretaria da Educação e conta com o apoio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável e investe na informação para a formação de cidadãos conscientes da importância das prevenções aos danos ambientais que devem estar inseridas no seu próprio cotidiano e dos seus colegas.

Entre as atividades, o professor apresenta os procedimentos na coleta do óleo levando para a roda de conversa, músicas e textos sobre a exploração ambiental e mudanças sociais econômicas e culturais principalmente para o conhecimento prévio das crianças.