Dia D para vacinação contra a gripe realiza mais de 600 vacinas



No sábado, 13, os postos de saúde de Tietê atenderam das 8 horas ao meio dia no dia D de mobilização contra a gripe, totalizando 637 doses aplicadas em toda rede de saúde do município.

Segundo as agentes de saúde, em anos anteriores eram realizadas em média 200 vacinas por dia, em 2017 poucas vezes o número ultrapassou as 150 doses em um dia.

Até agora, a campanha atingiu 51,42% das pessoas classificadas como grupo de risco. Entre os motivos, está a falsa sensação da população de que a doença foi controlada. É importante lembrar que alguns tipos de vírus podem causar a gripe H1N1 que é grave e pode matar.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica até o momento foram vacinadas 30,24% das crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, 60,56% de trabalhadores da saúde, 56,23% das gestantes. Entre os idosos, foram realizadas 2.471 doses, chegando à 49,84% da cobertura total.

A campanha da vacinação segue até o dia 26 de maio em todas as Unidades Básicas de Saúde Municipal.

Fazem parte do grupo de risco que pode se vacinar na rede pública: idosos, trabalhadores de saúde, crianças de seis meses a cinco anos, gestantes, mulheres no período pós-parto, indígenas, funcionários de presídios e pessoas com doenças crônicas. Neste ano, também foram incluídos professores das escolas pública e particular.