Prefeitos da Região se reúnem para falar da saúde na região



O Paço Municipal de Tietê recebeu na sexta-feira, 12, prefeitos e representantes da saúde da região, a fim de iniciar as tratativas de um possível consórcio intermunicipal da saúde.

O prefeito Vlamir Sandei foi o anfitrião e conduziu a reunião, na qual estavam os prefeitos de Boituva, Fernando Lopes da Silva; Capela do Alto, Péricles Goncalves; Cerquilho, Aldo Sanson; Jumirim, Darci Schiavi e Laranjal Paulista, Alcides de Moura Campos Junior e seus respectivos representantes das Secretarias Municipais de Saúde.

Durante o primeiro encontro foi relatada uma visão ampla da situação da saúde em cada município, pontos fortes, possíveis melhorias e um apanhado geral de como seria possível realizar um consórcio da saúde que integraria os municípios representados na reunião, além da cidade de Iperó.

Entre as atribuições de um consórcio intermunicipal de saúde está a gestão dos serviços de saúde ambulatoriais especializados nas áreas de consultas médicas especializadas, terapias e exames complementares além se comprometem a executar, em conjunto, os procedimentos com objetivo de melhorar a qualidade e o acesso da população no atendimento na área de saúde, complementando a necessidades dos municípios participantes.

Os consórcios intermunicipais de saúde permitem também racionalizar a utilização de recursos destinados a equipamentos, recursos humanos, instalações hospitalares, centros de especialização, transporte em saúde. Tudo a fim de garantir o atendimento aos usuários com maior qualidade e rapidez da prestação de serviços.