Vlamir Sandei participa de debate no Smart City Business



Entre os dias 22 e 24 de maio foi realizado em Curitiba o Smart City Business America Congress & Expo (SCBAC&E 2017), considerado o maior evento relacionado ao ecossistema das cidades inteligentes na América Latina. O prefeito Vlamir Sandei esteve presente e fez parte ativamente no evento de relacionamento no dia 23.

O evento tem foco na busca pela melhoria da qualidade de vida nas cidades e mostra como isso pode ser feito, superando os desafios do desenvolvimento urbano, com sustentabilidade socioambiental e econômica.

Prefeituras nacionais e internacionais foram convidadas a contribuir para um debate propositivo acerca dos problemas enfrentados pelas cidades, especialmente na busca de alternativas para o financiamento da transformação urbana, desafio comum a todos os gestores públicos mundiais.

Durante o debate, Vlamir falou sobre o projeto da Cidade Digital em Tietê que está chegando à fase de implantação e destacou também a importância da valorização da ‘cidade inteligente” para um melhor atendimento à população com um custo menor e usou como exemplo o sistema de monitoramento eletrônico, realizado através de câmeras para melhorar a segurança pública que é um dos projetos do prefeito para o município de Tietê.

O SCBAC&E 2017 contou com a presença de 50 cidades da América Latina e Caribe e de pelos menos 100 cidades brasileiras que juntos buscaram respostas e soluções para muitas das indagações acerca dos desafios que englobam os complexos problemas das cidades. Além de identificar as mais inovadoras iniciativas, ações, estratégias e projetos nas áreas temáticas definidas, de modo que possam difundir conceitos e compartilhar modelos de sucesso.

É importante ressaltar que o Desenvolvimento das Infraestruturas para as Cidades Inteligentes nos próximos anos exigirá investimentos da Iniciativa Privada, principalmente com as PPPs.

A Frente Parlamentar de Apoios às Cidades Inteligentes e Humanas, sob a liderança do Deputado Vitor Lippi, está trabalhando no Congresso Nacional para dar sustentação e suporte a esse grande esforço nos Municípios Brasileiros.

As cidades precisarão de suporte Legislativo e orientação para criar Leis e Editais para esse novo ciclo de desenvolvimento, e a Frente Parlamentar é uma das ferramentas de apoio.

No ciclo de debates, participaram junto com o prefeito de Tietê, o Deputado Deputado Vitor Lippi; Barjas Negri Prefeito de Piracicaba; Élvis Cézar Prefeito de Santana do Parnaíba; Fabiano Taques Horta Prefeito de Maricá do estado do Rio de Janeiro; Luciano Azevedo Prefeito de Passo Fundo no Rio Grande do Sul; Marcus Melo Prefeito de Mogi das Cruzes; Romero Rodrigues Prefeito de Campina Grande na Paraíba e Sérgio Vidigal Deputado Federal.