Prefeito participa de comemoração do Dia do Meio Ambiente com o Governador Geraldo Alckmin



Para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta segunda-feira (5), cerca de 10 mil alevinos, peixes recém-nascidos, foram soltos no rio Sorocaba, na cidade de Laranjal Paulista.

O governador Geraldo Alckmin participou do evento que contou com a presença do prefeito de Tietê, Vlamir Sandei e dos secretários Carlos Eduardo Assumpção, Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável e Marcio Saccon, Administração e Modernização.

O evento simboliza os resultados dos investimentos nos últimos seis anos para a melhora de 42 rios e córregos na região chamada de Médio Tietê por contemplar as cidades no trecho intermediário do rio, entre a nascente, na Grande São Paulo, e a foz, na divisa com Mato Grosso do Sul.

“Estamos comemorando o Dia do Meio Ambiente, com três importantes iniciativas. A primeira é tratar o esgoto e despoluir os nossos rios. Nós entregamos 27 estações novas e quatro estão em obras. 31 estações de esgoto só aqui na região de Sorocaba e do Médio Tiete. Em todo o Estado, 113 estações de tratamento. A segunda medida é mata ciliar. Nós precisamos recompor as matas ciliares na beira dos rios e proteger as nascentes. Nossa meta é 8 milhões de mudas nativas. Só aqui na região, a Sabesp plantou 90 mil”, explicou o governador.

Entre 2011 e 2017, a Sabesp investiu R$ 233 milhões em cerca de 30 obras, que evitam o descarte de 14 mil toneladas por ano de esgoto in natura em rios como Sorocaba, Piracicaba e Tietê. Essa ação melhora a qualidade das águas e têm consequências diretas na fauna, flora e na saúde da população.

Na região, a meta é elevar o índice de tratamento de esgotos nas sedes dos municípios dos atuais 84% para 100%, ou seja, mais de 800 mil habitantes serão atendidos com serviços de saneamento universalizados: 100% de abastecimento com água de qualidade, 100% de coleta de esgotos e 100% dos efluentes coletados tratados.

Além da soltura de peixes, o evento contou ainda com a inauguração das obras de ampliação do sistema de tratamento de esgotos de Boituva. Já em operação, a ETE Pau D’Alho tem capacidade para tratar 71 litros por segundo. Junto ao emissário de 1.453 metros, a ampliação permitiu ao município alcançar a universalização do saneamento, saltando de 43% para 100% dos esgotos encaminhados para tratamento.

Ainda em Laranjal Paulista, a companhia celebra também a restauração da mata ciliar do rio Sorocaba. A Sabesp plantou 90 mil árvores nativas ao longo de 54 hectares. A presença de vegetação aumenta a estabilidade dos solos e reduz a acesso de agentes poluidores ao corpo hídrico, além de proporcionar a conservação da biodiversidade local.