Secretaria de Meio Ambiente orienta população a evitar queimada urbana



A Prefeitura de Tietê, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros, está atenta e pede que a população colabore na prevenção e fiscalização das queimadas.

Com a chegada no inverno, também tem início o período de estiagem, que é marcada pela redução do volume de chuvas e consequentemente da umidade relativa do ar, que resulta em diversas doenças respiratórias. Nesse período também é comum a prática de queimadas, que gera grande incomodo para a própria população e agrava ainda mais as doenças relacionadas ao tempo seco, além de ser uma ameaça à preservação do meio ambiente e da qualidade do ar em nosso município.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as queimadas poluem mais que os automóveis e fábricas.

Além disso, a queimada é crime, conforme Lei Municipal nº3373/2013 que dispõe sobre queima de lixo de qualquer material orgânico, inorgânico na zona urbana do município de Tietê prevê multas que variam entre R$501,40 a R$6.267,50. Em Tietê de janeiro a junho foram registradas oito ocorrências pela Guarda Civil Municipal.

É importante que a população ajude o poder público na fiscalização, a fim de evitar o crime de queimadas. Para denunciar, o munícipe pode ligar para os seguintes números:

190 - Polícia Militar

(15) 3282 2582 - Guarda Municipal

(15)  3282 2270 - Corpo de Bombeiros

(15) 3282-5339- Defesa Civil

(15) 3282 8706 - Secretaria de Meio Ambiente e Agricultura