Terra Nova recebe Prefeitura neste sábado



Acontece neste sábado, 11 de novembro, mais uma edição do Projeto “Ruas Limpas, Rios Limpos” que tem por objetivo garantir a preservação da fauna e flora tieteense.

De autoria da engenheira sanitarista e ambiental Jacqueline Dias da Silva e contando com total apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável, o projeto está em sua segunda etapa e, desta vez, serão realizados trabalhos de limpeza da área de proteção ambiental do bairro Terra Nova. 

No bairro, Terra Nova, existe uma nascente d’água, que em geral é algo muito raro ter este recurso dentro das áreas urbanas. A mesma encontrava-se em situação de degradação, ausência de vegetação, o incêndio ocorrido há alguns meses atrás danificou a pouca vegetação existente, além das queimadas, lançamento de resíduos inertes (materiais de construção civil) no entorno da área do olho d’água. A partir deste diagnóstico algumas ações para revitalização da nascente foram iniciadas em 14 de outubro de 2017, como o plantio de 12 espécies de árvores nativas. Foram plantadas 130 mudas em torno da nascente, as mudas fornecidas pela Secretaria de Meio Ambiente da Cidade de Tietê, para execução do plantio, abertura dos berços (covas para o plantio), estaqueamento para amarração das mudas plantadas, adubar, molhar e fazer o monitoramento, mão de obra totalmente voluntária.

O Projeto Ruas Limpas Rios Limpos tem como princípio desenvolver medidas não estruturais no uso e ocupação do solo no ambiente urbano em especial, ao sistema de drenagem urbana, no controle da poluição difusa gerada pela população, sendo uma diversidade de materiais, resíduos sólidos, sedimentos de origem de construções, que são transportados para este sistema.

A engenheira explica que "a população não deve jogar lixo nas vias, pois o lixo jogado nas ruas será transportado e depositado nos rios, córregos e lagos, pois o sistema de drenagem é interligado aos recursos hídricos para disposição final das águas precipitada em um evento de chuva. E quando isso acontece resulta em alguns impactos nas águas como poluição e contaminação, assoreamento do leito dos rios, córregos e lagos, isso é um cenário muito negativo uma vez que a água está cada vez mais escassa quando se trata da qualidade de muitos rios no ambiente urbano, é importante o comprometimento de toda a sociedade em atitude de mudança comportamental, para uma melhor qualidade ambiental do espaço em que ocupa". 

Segundo, Jacqueline Dias da Silva, "Lixo descartado na lixeira não vai parar no sistema de drenagem urbana nem nos rios, portanto, fica o recado: Não jogue lixo na rua”.

Aos interessados só é preciso boa vontade. A engenheira estará presente no local orientando sobre procedimentos básicos de preservação e todo material necessário para limpeza será fornecido pelas secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Desenvolvimento Sustentável e Serviços.