Um fenômeno chamado Carlina: evento é sucesso total



Na escola ideal, educadores trabalham em prol do aluno. O bom gestor é aquele que promove ambiente acolhedor, viabilizando da melhor forma o trabalho educacional, cumprindo o projeto pedagógico da escola. Tudo isso ficou claro na última sexta-feira, 10 de novembro, na Escola Professora Carlina Alves de Lima, onde foi celebrada a festa Africanidades.

Os adjetivos para o evento são muitos: organizado, caprichado, pedagogicamente correto, esclarecedor, extremamente bem elaborado, belo, esplendoroso e muito mais. Tudo pensado com muito carinho e conhecimento para contar uma história que tem tudo a ver com a história do Brasil: a do povo negro.

Nosso país pode ser chamado do berço da miscigenação. Entre tantas raças, concentram-se os grupos étnicos indígena, negro e europeu. No entanto, as organizações negras vêm reivindicando há muito tempo que questões de origem africanas sejam trabalhadas de forma mais eficiente dentro do âmbito escolar.

A ideia central, oficializada pela Lei 10.639/2003, é que o negro se reconheça na história e que se reconheça de forma positiva. E é por isso que o evento promovido pela Escola Carlina merece tantos elogios.

De autoria da professora Gisele Infante e supervisionado pela diretora Sandra Sutilo, “Africanidades” envolveu professores, funcionários, alunos e comunidade numa festa que, além de explicar a importância dos negros em nossa sociedade, mostrou com clareza como a cultura afro é hoje também a nossa cultura.

A Carlina ficou temática. Um safári com leões, girafas e elefantes acompanhavam o visitante que descia a rampa, ou o Rio Nilo, da escola. Máscaras africanas e mulatas de Angola se misturavam ao cheiro de café que vinha dos corredores e, em cada sala, um pouco de jogo, música, comida e costumes estavam expostos.

Um vídeo, produzido em parceria com a TV Órion, explicava a festa e as atividades ali desenvolvidas. Teve também comes e bebes e bazar e alunos, familiares e comunidade lotaram cada canto de exposição.

Presentes no evento, o prefeito Vlamir Sandei e os secretários Sulleiman Schiavi Nicolosi, Carlos Eduardo Assumpção e Sindei Machado dos Santos (Catê) receberam o Mestre Herculano e seu batuque, num festival de Umbigada que se estendeu à uma apresentação de Capoeira do Grupo Regional de Capoeira do Mestre Jonas Medeiro.

“Estou impressionado com a grandiosidade deste evento. A direção da Escola Carlina está de parabéns. Este evento começou pequeno e olha hoje como estamos: nesse porte. Isto mostra o poder dessa escola. Onde a equipe está comprometida, a comunidade se torna automaticamente atuante em seu cotidiano e isso identifica uma escola de qualidade”, comemorou Vlamir junto à população tieteense que lotou arquibancada e corredores de Africanidades.

Todas as fotos de Africanidades, você encontra na FanPage da Prefeitura, clicando aqui.