Defesa Civil participa de curso na UNESP



Nos dias 9 e 10 de novembro a equipe da Defesa Civil esteve na Unesp em Botucatu onde participou da “Oficina Preparatória para Operação Chuvas de Verão”, da região administrativa de Sorocaba.

A edição 2017/2018 para a Operação Verão tem como objetivo capacitar e especializar agentes municipais que operam os Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs).

Em Botucatu, os agentes receberam treinamento e orientações que levam o conhecimento fundamental a respeito de práticas operacionais preventivas, visando minimizar os efeitos típicos causados pelas chuvas de verão, como deslizamento de terra e inundações.

A Operação Verão da Defesa Civil é realizada todos os anos entre 1º de dezembro a 31 de março. O coordenador da Defesa Civil em Tietê comentou que “o treinamento é muito importante para nos habilitar na gestão das ações necessárias durante o período de chuvas”.

Durante os encontros, os agentes tiveram contato com a Legislação Básica aplicada à Proteção e Defesa Civil; Geologia aplicada à Proteção e Defesa Civil; Meteorologia aplicada à Proteção e Defesa Civil; Registro de Comunicação Preliminar de Ocorrência no Sistema Integrado de Defesa Civil (SIDEC); Procedimentos de Assistência Humanitária; Situação de Anormalidade; Estrutura dos Planos Preventivos de Defesa Civil (PPDCs); Valores Acumulados de Chuva; Informações Meteorológicas; Vistoria de Campo e Exercício Práticos.