Tietê terá ações de combate à AIDS



Entre os dias 28 de novembro a 1º de dezembro será realizada campanha de combate ao vírus HIV em todos os postos de saúde do município de Tietê, com teste rápido para detectar a AIDS.

A campanha será finalizada no sábado dia 02 de dezembro no evento Sabadania, no qual a Secretaria de Saúde e Medicina Preventiva estará presente realizando além do teste de HIV, testes para detectar hepatite, sífilis e PSA (que ajuda a diagnosticar alterações na próstata). O Sabadania será realizado na Praça Dr. Elias Garcia das 10h às 15h e contará com diversos serviços à população.

O Dia Mundial de Combate à Aids é comemorado em 1º de dezembro e tem por função alertar toda a sociedade sobre essa doença.

A Aids é uma doença causada pelo vírus HIV, geralmente por contato sexual desprotegido com pessoa contaminada, mas pode ser também transmitida por transfusão sanguínea e compartilhamento de objetos perfurocortantes. Diferentemente do que muitos pensam, ser HIV positivo não é o mesmo que ter Aids. A Aids é o estágio mais avançado da doença, quando o sistema imunológico se encontra bem debilitado.

Segundo dados divulgados em 2016 pela UNAids, órgão das Nações Unidas, o número absoluto de novos casos de Aids no Brasil aumentou, em tendência contrária ao que se registra na média mundial. Os dados indicam que o total de novas infecções a cada ano no Brasil aumentou em 3% entre 2010 e 2015. No mundo, essa taxa sofreu queda de 11%.