Justiça Restaurativa ganhará Núcleo Irradiador em Tietê



Na manhã de sexta-feira, 01 de dezembro, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal, foi realizado   encontro denominado pelo juiz de direito da Coordenação da Infância e Juventude, Marcelo Nalesso Salmaso, como “mais um passo importante na linda história da Justiça Restaurativa construída em Tietê”.

A reunião contou com a presença do prefeito Vlamir Sandei, secretários municipais – com destaque ao da Educação, Sulleiman Schiavi Nicolosi – presidente do Conselho Municipal da Educação, Christina Geld, e juíza de direito da Primeira Vara da Comarca de Tietê, Renata Xavier da Silva Salmaso, e falou sobre esta nova etapa de trabalho que implica na abertura e permanência de um Polo Irradiador, com profissionais especializados e capacitados para atender grupos gestores e população, de forma a estabelecer definitivamente no município o diálogo pacificador.

A ideia é criar um núcleo que estabeleça projetos que legitimem os representantes da Justiça Restaurativa, executando atividades que atendam vítimas e agressores, bem como seus familiares, levando-os a compreender suas responsabilidades diante de cada conflito.

De acordo com Salmaso, Justiça Restaurativa é um convite a analisar o que leva as pessoas a optarem pela violência, “ela é uma grande anfitriã que recebe a todos que se sintam responsáveis na construção de uma sociedade mais justa. ”

Salmaso também esclareceu aos presentes que estabelecer esse Polo é atender a Resolução 225/2015, do Conselho Nacional de Justiça, criada por acreditar que o ser humano é complexo e, portanto, nenhuma instituição sozinha é capaz de lidar com todos os problemas oriundos da convivência em grupo. Desta forma, o Polo Irradiador atuaria em diversos segmentos da sociedade, levando Tietê a conquistar um lugar pioneiro no que se refere a cultura de paz.

Vlamir Sandei ratificou o apoio oferecido pela Prefeitura do Município, parabenizando os trabalhos realizados até o momento com os círculos restaurativos praticados nas unidades escolares e, prontamente, afirmou o compromisso de manter o Polo Irradiador.

Ao que tudo indica, o local será inaugurado já no início de 2018 e terá Susana Cattai, psicóloga da rede, como coordenadora.