Nova licitação determina empresas distribuidoras de insumos de enfermagem



No último dia 8, no Salão Nobre da Prefeitura, foi realizada Licitação de Registro de Preços do Pregão 36/2017, referente aos insumos de enfermagem, que englobam 124 itens, de esparadrapo à bolsa de coleta, para uso nos atendimentos das Unidades Básicas de Saúde do Município.

Estiveram presentes 14 empresas e, destas, 11 ganharam a licitação. São elas: MAxMedical, Volp, Cirúrgica União, Vital Hospitalar, Sema Atacado, Cirúrgica RosIcler, Cirúrgica Olímpio, Soma, Nacional Hospitalar, TRM, Cirúrgica Rioclarense, Mirassol Med, Grandesc e Medimport.

O procedimento de uma Licitação consiste em reunir os interessados na atividade e credenciá-los no dia do certame. Logo após, ocorre a abertura dos os envelopes de proposta (quando cada empresa pré-determina os valores de cada item solicitado pela Prefeitura). Cabe esclarecer que, no caso de Registro de Preços, a Prefeitura estipula uma quantidade de materiais a serem usados durante toda vigência de contrato. Tais itens podem ou não serem consumidos.

Com os envelopes abertos, são selecionadas as três empresas que apresentaram os menores preços, partindo para uma nova etapa: a de Lances Verbais, que consiste em baixar ainda mais os valores anteriormente sugeridos. De um modo geral, nessa fase, acontece um leilão às avessas. Ganha o menor o preço.

Na terceira etapa, é vista a documentação das empresas selecionadas conferindo aptidão para comercialização. Em seguida, a Secretaria de Administração, através do Departamento de Compras e Licitação, elabora as respectivas atas de registro de preço, colhendo assinaturas de prefeito e fornecedores. Somente com toda a documentação registrada é que a Secretaria de Saúde e Medicina Preventiva fica liberada para executar suas requisições de compras.

Destaca-se que, para esta licitação, a Prefeitura do Município de Tietê exigiu amostra de todos os materiais licitados. Essa é uma prova que garante que as características divulgadas pela empresa sobre cada item serão mantidas posteriormente. Essa é a administração Vlamir Sandei, uma administração focada em qualidade.