Projeto Ruas Limpas Rios Limpos colabora com a saúde pública



A ação realizada em 11 de novembro de 2017, para a retirar o lixo que estava acumulado no entorno da Área de Preservação Permanente no bairro Residencial Terra Nova - Tietê, teve o apoio da prefeitura, equipe de trabalho da Secretaria do Meio Ambiente, e de alguns voluntários moradores local.

Foi uma ação muito importante que abrange vários aspectos positivos para a limpeza de um local onde jamais pode ser descartado resíduos, havia sofás, colchões, cobertores, travesseiros, televisores, sucatas de máquina de lavar roupas, pneus, resíduos de construção civil, uma diversidade de plásticos, alumínio, vidro, e muitos outros resíduos. Foi retirado um caminhão de resíduo no período da manhã e mais de 16 sacos de lixo no período da tarde.

Além da importância da manutenção da estética de um ambiente limpo, ressalta-se uma questão relacionada a saúde pública. O lixo torna o ambiente favorável para o crescimento de vetores, que são animais que transmitem várias doenças para a população. Havia água acumulada nos recipientes de plástico e vidros, que é propício para o crescimento de larvas do Aedes Aegypti, mosquito que transmite a dengue, Zica vírus, chikungunya. A leptospirose também pode ser contraída a partir do contato com a urina contaminada dos ratos, locais onde há acúmulo de lixo é propício também desenvolvimento destes roedores e escorpiões que se adaptam muito bem a este tipo de ambiente.

Outro problema, são os plásticos que colocam em risco a fauna, em especial os que pássaros, que podem ficar presos nas árvores, sem poder voar e alimentar e acabam morrendo, caso fiquem preso com algum tipo de plástico presente na vegetação.

É fundamental a população quando tiver algum material para ser descartado, antes de jogar no meio ambiente, ligar para a prefeitura e se informar, pois a mesma orienta e executa os serviços de limpeza urbana. A participação e a contribuição da sociedade são primordiais para construir e manter um ambiente mais limpo onde todos possam ser responsáveis por melhorias continuas no seu espaço.

Todos juntos, lixo nas lixeiras e não nas ruas e muito menos nas áreas de vegetação e rios.