Vlamir visita Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento



O prefeito Vlamir Sandei esteve acompanhado do Secretário Adjunto de Justiça Luiz Souto Madureira, em reunião na última terça-feira, 20 de fevereiro, com o Secretário Adjunto da Secretaria de Agricultura e Abastecimento, Rubens Namen Rizek Junior na sede da Secretaria do Estado.

Na oportunidade, o prefeito solicitou um acesso para a rua José Pissinato que atualmente está interditada devido à duplicação da rodovia Marechal Rondon (SP-300). Também solicitou formalmente a utilização do campo da Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Tietê.

 

Sobre a UPD

A Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Tietê foi a primeira estação experimental do Instituto Agronômico (IAC) estabelecida fora de Campinas, em 1924, para desenvolver estudos com a cultura do algodão. Nela, foi iniciada a produção de sementes que garantiram um novo ciclo de desenvolvimento para a agricultura paulista, após anos difíceis com a cultura do café. A partir da década de quarenta, as atividades foram se diversificando para atender a novas demandas tecnológicas do Estado.

Atividades: atualmente a Unidade desenvolve projetos de pesquisa com pastagem, gado de corte, milho, espécies madeireiras e sorgo-vassoura e oferece atividades de educação ambiental, através de visitas monitoradas direcionadas a estudantes dos ciclos fundamental e médio.

Serviços prestados: atendimento técnico a produtores e empresários rurais, através de palestras técnicas e dias de campo. Oferece estágios curriculares para estudantes de nível universitário, em áreas relacionadas com os trabalhos desenvolvidos na Unidade. 

Outras informações: A UPD de Tietê tem uma grande área de preservação permanente ocupada com matas, nascentes e várzea. Desenvolve projetos de pesquisa e desenvolvimento liderados por pesquisadores dos Institutos de Pesquisa da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e de outros órgãos, públicos e privados, visando o desenvolvimento regional. Os trabalhos são executados com recursos do Governo do Estado, Agências Financiadoras de Projetos e Iniciativa Privada.