Conselho Municipal do Negro completa 30 anos em Tietê



Na sexta-feira, 04 de maio, foi realizado no Salão Nobre da prefeitura um evento comemorativo pelos 30 anos da formação do Conselho Municipal do Negro em Tietê.

A celebração foi realizada pela Secretaria de Turismo e Cultura e contou com a presença do presidente do Conselho do Negro, Brasilio Ricardo Almeida Souza, representantes da comunidade negra de Tietê, além de autoridades como o prefeito Vlamir de Jesus Sandei, o deputado federal Vitor Lippi, o secretário da pasta Marcio Saccon, o vice-presidente da Câmara Junior Regonha e outros secretários municipais.

A comemoração contou também com uma homenagem póstuma ao Mestre Herculano, através de sua esposa dona Irani Marçal. Mestre Herculano, que faleceu em março deste ano, foi o grande representante do Batuque de Umbigada e da cultura negra em Tietê e no interior de São Paulo.

Além disso, foi realizado o lançamento do livro e CD O batuque de umbigada, do artista Pedro Massa e uma apresentação de capoeira com o professor Alexandre Sandei.

O Prefeito Vlamir Sandei falou da importância do Conselho para a busca de uma sociedade de direito, mais justa e com ações duradouras. “Tietê é uma cidade muito rica culturalmente e muito disso se deve a cultura negra. O Brasil se desenvolveu através de tudo que aprendemos com o povo afro, povo trabalhador, otimista e batalhador”.

O Deputado federal Vitor Lippi falou da difícil história dos negros no Brasil e que devemos superar isso através da construção de um futuro onde todos possam ter as mesmas oportunidades. “Temos orgulho de ser uma pátria que tem raízes negras. E Tietê foi pioneiro no interior na criação de um conselho do negro há 30 anos”. E falou da política como ferramenta de transformação da sociedade.

A Criação do Conselho Municipal do Negro deu-se através da Lei 1.813 de 05 de maio de 1988, com objetivo auxiliar na criação e na reflexão políticas públicas e questões relacionadas aos interesses da comunidade negra.

Veja mais sobre o evento AQUI