PREFEITO ASSINA CONVÊNIO DE REGIONALIZAÇÃO DA SAÚDE



Na manhã de sexta (01), o Prefeito Vlamir Sandei, acompanhado do Secretário de Saúde e Medicina preventiva, Pedro de Paludeto Pasin e o Subchefe Vinicius Brandolise Hernandes, estiveram na DRS (Departamento Regional de Saúde) XVI, em Sorocaba, que é a representante de 48 municípios do interior de São Paulo, dentre eles Tietê.

O motivo da visita foi a assinatura de um convênio de regionalização da saúde, o objetivo é, de acordo com as características e necessidades específicas de cada região, pactuar uma gestão compartilhada da saúde, de forma regionalizada, entre o Governo Estadual e os Municípios. Além de viabilizar o envio de novos recursos para esta área, nas diversas regiões atendidas, o governo também articula a nova Tabela SUS Paulista, que há cerca de 18 anos não era atualizada e vai destinar investimentos adicionais de cerca e R$ 2,8 bilhões anualmente em Santa Casas e entidades filantrópicas, equipamentos que representam cerca de 50% do atendimento hospitalar na rede de saúde pública paulista.

O Programa de Regionalização da Saúde do Estado de São Paulo, lançado no ano passado, busca diminuir as desigualdades entre os diversos municípios e regiões do estado e, assim, otimizar o uso de recursos públicos na área da saúde, ampliando também a eficiência desses investimentos. Na outra ponta, no que diz respeito à população atendida, o objetivo é aumentar a oferta de serviços e diminuir a fila de espera para exames e cirurgias.

Recebidos pelo Diretor do DRS XVI, Dr. Carlos Eduardo Ribeiro de Moura, o Prefeito assinou o convênio e está animado para uma significativa melhora no Sistema Unico de Saúde do Estado.